A Conferência Internacional sobre Biodiversidade e Áreas de Conservação – CIBAC – vai decorrer em Angola nos dias 30 e 31 de janeiro e pretende abordar temas como a necessidade de mecanismos financeiros para a conservação e para soluções inclusivas e sustentáveis.
O evento, organizada pelo Ministério do Ambiente de Angola, foi anunciado numa conferência, em que a ministra do ambiente angolana, Ana Paula Pereira, enalteceu “a rica biodiversidade do país”.
A CIBAC, que visa fortalecer a proteção ambiental e troca de experiências, vai abordar temas centrais como: o papel das comunidades locais na preservação de espécies ameaçadas, justiça ambiental, direitos humanos e importância das áreas protegidas.
Sob o lema “Preservar hoje, para garantir o equilíbrio da vida amanhã”, o evento vai contar com palestras, painéis temáticos e sessões interativas, assim como com especialistas, decisores políticos, líderes empresariais e ambientalistas, com o intuito de discutir e promover soluções para a proteção da biodiversidade e conservação das áreas naturais.
Segundo Ana Paula Pereira, “antes, em algumas áreas, não havia fiscalização, mas agora todas as zonas de conservação contam com monitorização, o que tem ajudado a reduzir a caça furtiva”.
Além disso, a governante também avançou que o governo está a investir em infraestrutura nas áreas de conservação, procurando promover a proteção e gestão eficaz nessas regiões. A ministra do ambiente destacou ainda que a conferência será uma oportunidade para o país aprender com a experiência de outros países.