O projeto TransforMAR, do Lidl Portugal em parceria com o Electrão, está este Verão de regresso a quase 30 praias portuguesas alertando e sensibilizando a comunidade para a problemática mundial dos resíduos plásticos e a importância da economia circular.
O ambiente e a preservação do planeta são, para o Lidl Portugal, objetivos fundamentais no que à sua estratégia de sustentabilidade diz respeito. “Mais Lidl’ é o princípio orientador que leva o retalhista a cumprir, todos os dias, a sua promessa de qualidade ao melhor preço, com a sua cadeia de valor sempre em mente, e trabalhando para um presente e futuro harmoniosos e sustentáveis a todos os níveis.
E porque é a natureza que assegura o sustento das gerações futuras, o retalhista mantém um profundo empenho na proteção do ambiente, em várias frentes, com compromissos e projetos que procuram endereçar eixos vitais como o clima, a biodiversidade ou uma utilização consciente dos recursos naturais.
Nesse sentido, o Lidl lançou o projeto TransforMAR, em parceria com o Electrão – e que ao longo dos anos tem contado com o apoio de várias entidades como a Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE), Agência Portuguesa do Ambiente (APA), Quercus, Brigada do Mar e Marinha Portuguesa, que procura abordar a problemática do plástico e sensibilizar a comunidade para a importância e princípios da economia circular. Como? Sensibilizando os veraneantes em praia para a importância de uma boa conduta ambiental, convidando-os a colocarem em depósitos próprios os resíduos de plástico e metal que utilizam, e removendo plástico e outro lixo marinho da costa portuguesa, reaproveitando os recursos recolhidos e dando-lhes sempre uma nova vida.
O retalhista mantém um profundo empenho na proteção do ambiente, em várias frentes, com compromissos e projetos que procuram endereçar eixos vitais como o clima, a biodiversidade ou uma utilização consciente dos recursos naturais.
Lançado em 2018, o TransforMAR já recolheu mais de 180 toneladas de plástico nas praias portuguesas. Nas edições anteriores, o plástico recolhido foi transformado num benefício direto para a comunidade – em aparelhos desportivos e mobiliário urbano (2018 e 2019), em donativos monetários para Instituições Sociais com projetos de impacto ambiental (2020 e 2021) e em t-shirts 100% feitas a partir de plástico reciclado (2022).
Este ano, o projeto volta a estar presente em quase 30 praias de Norte a Sul do país, marítimas e fluviais, não só com a habitual disponibilização de contentores para recolha e reciclagem de plástico/metal, mas também com ações de sensibilização em praia, junto das famílias portuguesas e também das crianças, atuando junto de colónias de férias. Além da sua presença em praia, foram identificadas zonas de risco elevado de contaminação dos oceanos, em que o projeto irá atuar através de ações de limpeza terrestres e subaquáticas, com o apoio da Brigada do Mar que atua em zonas de elevado risco de contaminação.
Paralelamente, em colaboração com a Marinha Portuguesa, que anualmente recolhe quase 6 toneladas de redes de pesca abandonadas no oceano que danificam os habitats marinhos, as mesmas serão posteriormente recicladas e transformadas em sacos de fibras, cujo valor de venda reverterá para apoiar a Marinha Portuguesa no trabalho de continuação de preservação do habitat marinho.
O TransforMAR é, no entanto, apenas um dos eixos da estratégia internacional de abordagem ao plástico delineada pelo Grupo Schwarz, ao qual o Lidl pertence, que procura alcançar uma visão de “Menos Plástico – Circuitos Fechados”. Esta estratégia tem definidas cinco áreas de atuação: evitar a utilização do plástico, sempre que possível e de forma sustentável; a conceção de produtos e embalagens recicláveis e o incentivo a sistema de economia circular; a recolha, separação e reciclagem do plástico, fechando o ciclo dos materiais; o apoio à remoção de plástico do ambiente e, por último, o investimento na investigação e desenvolvimento de soluções inovadoras, assim como a partilha de informação sobre reciclagem e conservação de recursos.
O TransforMAR já recolheu mais de 180 toneladas de plástico nas praias portuguesas. O plástico recolhido foi transformado num benefício direto para a comunidade – em aparelhos desportivos e mobiliário urbano, em donativos monetários para Instituições Sociais com projetos de impacto ambiental e em t-shirts 100% feitas a partir de plástico reciclado.