A certificação em sustentabilidade FAIR’N GREEN foi atribuída pela primeira vez a um produtor de vinho português, nomeadamente a José Maria da Fonseca. Esta certificação começou como um projeto entre produtores de vinho alemães, em 2013, mas já certificou quase 100 empresas em sete países.
A primeira referência da produtora a integrar a certificação FAIR’N GREEN é o vinho Periquita Reserva. Com cerca de 1 milhão de litros de produção anual, este vinho é vendido no mercado interno, mas também é exportado para vários países.
Por sua vez, o fundador e presidente do conselho da associação FAIR’N GREEN, Keith Ulrich, afirmou: “Damos as boas-vindas ao nosso primeiro membro português. Somos uma rede crescente de produtores de vinho inovadores e dinâmicos que não quer somente esperar pelas decisões políticas para dar os próximos passos, mas que quer ajudar a transformar a viticultura, de forma a que esta se torne mais sustentável a partir de dentro”.
No âmbito das suas políticas e práticas sustentáveis, a José Maria da Fonseca instalou recentemente um sistema solar fotovoltaico para autoconsumo, na Quinta da Bassaqueira, em Vila Nogueira de Azeitão, que irá permitir a poupança energética de 38%.