Menos de 7% dos consumidores (apenas 1% a 7%) pagaria mais por compras sustentáveis e 80% dos consumidores revelaram a sua preocupação com a sustentabilidade. Os dados são do relatório “Consumers Are the Key to Taking Green Mainstream” publicado pela Boston Consulting Group (BCG), baseado num inquérito a 19.000 consumidores na Alemanha, Brasil, China, EUA, França, Índia, Itália e Japão.
O relatório, que mostra como acelerar a implementação de comportamentos sustentáveis por parte dos consumidores, produtos e serviços, referiu que a maior preocupação com a sustentabilidade pertence ao consumidor chinês (93% dos inquiridos) e, em segundo lugar, com uma percentagem de 89%, está o consumidor brasileiro.
Mais de 50% dos inquiridos (70%) afirmou sentir desconfiança relativamente a compromissos de sustentabilidade social e a reivindicações, enquanto 20% dos inquiridos acreditam que podem ter um impacto no clima e na sustentabilidade.
No que toca a produtos domésticos, mais de 50% dos consumidores referiram ter implementado comportamentos tais como a reciclagem de embalagens, garrafas e produtos.
O relatório da BCG mostrou ainda que os consumidores que não adquirem produtos sustentáveis percecionam o “valor verde” como mais alto do que o seu valor real.
Entre 7% a 16% dos inquiridos afirmaram que a sustentabilidade é uma das suas três principais razões para comprar, mas 20% a 43% dos consumidores, se os produtos ou serviços preenchessem outras necessidades, poderiam ser levados a realizar escolhas sustentáveis.