Os excedentes de chouriço e presunto de produtores de Bragança e do Fundão deram origem a um folar de carne, disponibilizado pela retalhista Continente.
Em comunicado, o Clube de Produtores Continente explica que “os excedentes de fumeiro – presunto e chouriço – são produtos que não se encaixam em nenhuma gramagem específica de venda a peso fixo ou que resultam de quebras no processo produtivo e por isso não podem ser vendidos nas superfícies comerciais”.
Para reduzir ao máximo a pegada de carbono deste produto, o Continente comprou também os cereais (farinha) utilizados no folar a fornecedores próximos (a maior parte a cerca de cinco quilómetros de distância).
“O Desperdício Alimentar é um tema central na agenda de sustentabilidade do Continente. O Clube de Produtores Continente tem, também, promovido junto dos produtores nacionais parcerias que permitam a valorização do desperdício, sendo um dos exemplos o Folar de Carnes de Fumeiro, que nasce da parceria entre o Pão de Gimonde e a Salsicharia da Gardunha, resultando num produto de economia circular”, explica a presidente do Clube de Produtores Continente, Ondina Afonso.