Reciclagem

Estudo: Fibra celulósica de Eucalyptus globulus tem cinco vezes mais ciclos de reciclagem

Estudo: Fibra celulósica de Eucalyptus globulus tem cinco vezes mais ciclos de reciclagem

As fibras de Eucalyptus globulus apresentam uma capacidade de suportarem, no mínimo, cinco vezes mais ciclos de reciclagem do que fibras de outras espécies e sem perderem características de alto desempenho. A conclusão é de um estudo desenvolvido pela Universidade da Beira interior (UBI), com o apoio do RAIZ – Instituto de Investigação da Floresta e Papel.

Segundo explicado em comunicado pela The Navigator Company, os resultados foram divulgados no Tappi Journal, revista científica reconhecida internacionalmente há mais de 60 anos, confirmando as conclusões a que tinha chegado a Tokyo University of Agriculture and Technology em 2001.

As fibras de Eucalyptus globulus são utilizadas na pasta não branqueada produzida pela The Navigator Company no Complexo Industrial de Aveiro. O estudo comparou a pasta não branqueada de fibra curta de Eucalyptus globulus com a pasta de fibra longa (de Pinus sylvestris) não branqueada de um concorrente nórdico, utilizada na produção de papéis de embalagem.

Depois de submetidas a testes de rebentamento e de resistência à compressão (Short-Span Compression Test SCT) – ensaios que funcionam como indicadores de resistência e desempenho de uma caixa de cartão, por exemplo – as folhas produzidas com pasta de eucalipto não branqueada conservaram as suas propriedades funcionais chave e mantiveram-se aptas para a utilização em papel de embalagem após dez ciclos de reciclagem.

Já as folhas obtidas a partir de fibra longa de pasta não branqueada perderam drasticamente essa aptidão logo após o segundo ciclo de reciclagem.

No âmbito dos estudos desenvolvidos pela UBI e o RAIZ, foi ainda efetuada uma comparação entre duas pastas de celulose não branqueadas de alto rendimento. Esse estudo deu vantagem da pasta não branqueada de Eucalyptus globulus relativamente à pasta não branqueada de Eucalyptus urograndis (espécie dominante no Brasil). A The Navigator Company explica que, em breve, um novo artigo científico com estes resultados será também submetido para publicação em revista internacional.

Não perca informação: Subscreva as nossas Newsletters

Subscrever