Território

Governo dá ‘luz verde’ a mais de 16 milhões de euros para proteção do litoral algarvio

Governo dá ‘luz verde’ a mais de 16 milhões de euros para proteção do litoral algarvio iStock

O Ministério do Ambiente e Energia deu ‘luz verde’ a investimentos no valor de 16,7 milhões de euros para proteção e recuperação do litoral algarvio.

De acordo com o comunicado de imprensa do Governo, as intervenções, a ocorrer nos troços de Quarteira-Garrão e na Praia do Vau, “visam mitigar a erosão costeira e aumentar a resiliência do litoral face às alterações climáticas”.

A nota de imprensa refere ainda que estas intervenções são parte de um investimento total de 140 milhões de euros para proteção desta região e que estão previstos no Programa Sustentável 2030.

A operação prevista para o troço Quarteira–Garrão tem um investimento total aprovado de 14,3 milhões de euros, consistindo na alimentação artificial deste troço, numa extensão de 6,6 quilómetros, combinando a reposição de areias com a proteção das arribas, por forma a garantir a estabilidade do litoral, explica o Executivo.

Já a intervenção no troço costeiro entre a Praia do Vau e os Três Castelos, na extensão de 1,5 quilómetros, tem um valor previsto de 2,4 milhões de euros e pretende aproveitar o excesso de areia acumulada, ao longo das últimas décadas, na Praia da Rocha, para compensar a erosão verificada nas praias vizinhas.

Segundo a comunicação, o objetivo passa por também repor as condições desta zona costeira e valorizar o património natural.

“O Governo assumiu um compromisso com a proteção do Litoral, um dos nossos maiores tesouros nacionais, que tem de ser preservado. Nesse sentido, o Ministério do Ambiente e Energia tem vindo a aprovar diversos investimentos, inseridos numa estratégia mais ampla de valorização dos recursos naturais e da promoção do desenvolvimento sustentável”, referiu Maria da Graça Carvalho, Ministra do Ambiente e Energia.

Governo vai investir 27 milhões de euros na recuperação da costa da Figueira da Foz

Não perca informação: Subscreva as nossas Newsletters

Subscrever