Biodiversidade

Grupo Bel está a apoiar recuperação florestal em Boticas

Grupo Bel apoia projeto de recuperação florestal em Boticas

O restauro ecológico e a recuperação de paisagens florestais no concelho de Boticas está a ser apoiado financeiramente pelo Grupo Bel, grupo multinacional familiar de origem francesa. O projeto de conservação é promovido pela ANP|WWF.

Segundo explicado em comunicado, a intervenção que arrancou em julho de 2022 vai impactar uma área de aproximadamente 60 hectares na Paisagem do Barroso, região fortemente afetada pelos incêndios florestais dos últimos anos, em particular pelo grande incêndio de 2016 que assolou quase 6% da área total.

Com a duração prevista de três anos, este projeto de restauro ecológico vai atuar em duas vertentes principais – tornar a paisagem mais resiliente aos incêndios florestais e promover a proteção da biodiversidade.

O restauro florestal assentou no aproveitamento da regeneração natural existente nestas áreas, de forma a criar uma floresta bem-adaptada à região, reduzindo os riscos de incêndio inerentes às florestas. Finalmente, as pastagens ricas em biodiversidade serão reabilitadas, tendo como principal objetivo a valorização dos recursos e a revitalização dos territórios geridos pela comunidade.

O projeto está a ser implementado pela ANP|WWF em parceria com a Cooperativa Agro Rural de Boticas (CAPOLIB).