Os consumidores de moda portugueses são os 6º menos sustentáveis, com uma pontuação geral de cinco valores. Piores só a Malta, Irlanda, Grécia, Luxemburgo e Roménia. A análise é da agência de marketing Savoo.
Para a posição portuguesa contribuem os seguintes fatores:
- Taxa de reciclagem de resíduos de 27,6%;
- 81,715 toneladas de resíduos têxteis por ano.
De todos os países analisados, a Malta possui a pior pontuação (4,4). Para tal contribuem:
- Taxa de reciclagem de apenas 10,5% de todos os resíduos salvos de aterros em 2020;
- Só existem sete feiras e lojas de antiguidades;
- Apesar de produzirem 129 quilos de resíduos per capita, o total de resíduos têxteis é um dos menores na análise (568 toneladas).
Do lado mais sustentável, estão a Finlândia, a Dinamarca, a Eslovénia e a Áustria. O nosso país vizinho, Espanha, encontra-se em nono lugar, com 6,1 de pontuação geral.
As marcas de moda mais populares na segunda mão
A Savoo analisou ainda as marcas populares de moda em marketplaces de artigos em segunda mão. Zara, Nike, Adidas, H&M e Victoria’s Secret são as mais populares, com base na análise a quatro plataformas (Depop, Evay, Vestiare Collective e ASOS Marketplace).
Apesar de não serem as marcas mais listadas, a Louis Vuitton, a Chanel, a Gucci e a Levi’s são as que mais pesquisas por produtos em segunda mão geram mundialmente a nível mensal.
Metodologia
Para revelar os compradores mais sustentáveis, o índice pontuou 30 países com base em oito métricas relevantes, incluindo o seu ranking quanto aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, taxas de reciclagem, pegada de consumo, número de feiras e lojas de antiguidade, e a quantidade de resíduos têxteis e alimentares que produzem.