O Programa de Sustentabilidade dos Vinhos do Alentejo (PSVA) foi distinguido pelos prémios V d’Or 2024 na categoria de “Best Joint Initiative”, que reconheceu o programa como a melhor iniciativa conjunta do setor vitivinícola mundial, de acordo com o comunicado enviado às redações.
O PSVA foi reconhecido “pela atenção aos pormenores, equilíbrio e rigor, bem como pela habilidade de promover a biodiversidade e, ainda, fortalecer a reputação dos Vinhos do Alentejo à volta de todo o globo”.
Os prémios são uma iniciativa francesa que pretende celebrar “a excelência dos players do setor em termos de desempenho e desenvolvimento sustentável”, em cinco categorias: iniciativa coletiva, iniciativa de transmissão, novas soluções para negócios, experiência de marca e marketing ecologicamente responsável.
João Barroso, coordenador do PSVA, afirma que “a força motriz criada a partir da parceria já de uma década com a Universidade de Évora, aliada com o valor acrescentado que a ANP/ WWF Portugal trouxe para a revisão de conteúdos do PSVA2.0, redundou neste reconhecimento, que é muito mais do que um prémio para o Alentejo, é uma força internacional que impacta toda a região e que destaca todos os produtores que adaptaram as suas produções em resposta às alterações climáticas e ao saber fazer melhor. É por eles, com eles e para eles que existe um PSVA”.
De acordo com Michel Chapoutier, chairman do Comité dos V d’Or, “estes são os futuros óscares internacionais do vinho”.
Desde o lançamento da iniciativa, em 2015, o Programa de desenvolvimento sustentável da responsabilidade da Comissão Vitivinícola Regional Alentejana foi já reconhecido internacionalmente com inúmeros prémios.
A cerimónia de entrega de prémios decorreu em Paris, na “La Nuit des V’Or”, e assinalou o início da Wine Paris & Vinexpo Paris, uma das principais feiras internacionais dedicadas ao setor dos vinhos.