A Symington Family Estates é a primeira empresa certificada com o Referencial Nacional de Certificação de Sustentabilidade do Setor Vitivinícola. De acordo com a ViniPortugal, tal vai permitir à empresa utilizar o respetivo selo na sua comunicação e em todos os seus produtos, nomeadamente na rotulagem dos mesmos.
A Symington foi distinguida com o nível A (nível máximo). O referencial aborda todos os temas da sustentabilidade, distribuídos por 86 questões desde o desempenho da governança até ao impacto no consumidor final.
Para obter esta certificação, a Symington Family Estates foi avaliada relativamente à dimensão da totalidade da sua atividade em território nacional. A auditoria teve uma duração de três dias, executada pela LRQA, uma das principais entidades globais independentes de certificação.
Para Frederico Falcão, presidente da ViniPortugal, “é muito positivo ver que o setor já está a dar uma resposta proativa às crescentes exigências dos mercados internacionais no que diz respeito à sustentabilidade. A criação deste Referencial veio ajudar a traçar o caminho, criando um processo acessível a todas as organizações do setor vitivinícola nacional responsáveis e orientadas para este tema”.
Já Rob Symington, da quinta geração da família, comenta que “somente uma empresa bem preparada consegue obter este resultado em tempo record. Esta certificação dá-nos motivação para continuar e para melhorar o nosso desempenho com o objetivo maior de sermos uma referência e um exemplo a seguir pelos que trabalham connosco e por parte dos nossos clientes”.