O programa de aceleração para projetos ambientais Triggers vai possibilitar testar e explorar as soluções desenvolvidas in loco em Cascais. A segunda edição do programa da Casa do Impacto da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML) conta, pela primeira vez, com o apoio da Câmara Municipal de Cascais.
Segundo explicado em comunicado, o Triggers pretende estimular a geração de novas ideias de impacto ambiental e a sua transformação em soluções tecnicamente viáveis e financeiramente sustentáveis, e que respondam aos desafios da desflorestação, mudanças climáticas, poluição, degradação dos solos, gestão de resíduos, extinção de espécies (animal e vegetal), e mobilidade urbana.
Nesta segunda edição, vai ser possível testar as soluções na urbe, floresta e oceano, num “território-laboratório” do concelho.
“Apesar do sucesso da primeira edição sentimos que havia margem para melhorar e para apoiar os projetos que vão participar no programa, nomeadamente através do pagamento de bolsas durante o período de capacitação e incubação, com a introdução de um território-laboratório, como Cascais, extremamente diverso e voltado para a inovação e com melhoria do processo de mentoria com o apoio dos parceiros do programa, com mais mentores e mais sessões para os participantes”, explica a diretora da Casa do Impacto, Inês Sequeira.
A fase de candidaturas decorre até 5 de março. Depois inicia-se a fase de Ideação e Matchmaking, para a criação de equipas versáteis, complementares e colaborativas. Serão selecionadas 30 equipas para a fase de Bootcamp e, no final deste período, dez projetos passam à fase de aceleração, que vai decorrer ao longo de três meses com o objetivo de potenciar o modelo de negócio e a sustentabilidade dos projetos. Depois de uma fase de incubação e teste, os vencedores recebem prémios no valor total de 30 mil euros e podem apresentar as soluções a potenciais investidores.
Vencedores da primeira edição
A primeira edição do Triggers premiou mochilas sustentáveis, terrenos partilhados e materiais para construção. O primeiro prémio foi para a startup La Virgule, que torna o mundo do desporto numa realidade circular com mais de mil mochilas sustentáveis vendidas, e o segundo e terceiro lugares foram para a AniMob, que oferece um serviço de partilha de terreno e gado e que tem atualmente um projeto piloto em curso, e para o Studio 8, que transforma os resíduos de demolições e construção civil em materiais de revestimento.
Os três vencedores de 2022 estão incubados na Casa do Impacto a desenvolver e escalar os seus projetos, tal como acontecerá aos vencedores da segunda edição.