A STILL anunciou que está prestes a finalizar o ciclo de reciclagem das baterias de iões de lítio no âmbito da intralogística e que pretende liderar o caminho de como lidar futuramente com as baterias de iões de lítio “no fim da vida”.
De acordo com o comunicado, é graças ao processo de reciclagem da Li-Cycle Holdings Corp (parceiro estratégico da STILL), que atinge uma taxa de recuperação de até 95%, que é possível “reter e utilizar materiais críticos na produção de novas células de bateria”.
“Juntamente com os sistemas de células de combustível, as baterias de iões de lítio são uma das mais importantes fontes de energia para a intralogística do futuro – e um dos principais pilares da transição energética. No entanto, para que este objetivo seja alcançado, é necessária uma solução sustentável e amiga do ambiente para a eliminação e reciclagem das baterias de iões de lítio no final do seu ciclo de vida”, afirma a STILL em comunicado.
E acrescenta: “embora o número de baterias de iões de lítio a reciclar tenha sido pequeno, devido à sua longevidade e à relativa novidade da tecnologia, a questão de como reciclá-las de forma responsável é uma consideração importante para muitas empresas quando decidem sobre o sistema de energia adequado”.
“Com a nossa parceria com a Li-Cycle, já temos uma solução fiável para a reciclagem responsável de todas as nossas baterias de iões de lítio que chegarão ao fim da sua vida útil até 2030. A STILL está a garantir a sustentabilidade e a circularidade da tecnologia de iões de lítio, para além da sua eficiência, desempenho e zero emissões”, explica o Dr. Florian Heydenreich, Executive Vice President Sales & Service STILL EMEA.
Parceria que impulsiona à reciclagem ecológica de baterias
A Li-Cycle recupera a maioria dos componentes valiosos das baterias para devolvê-los à cadeia de abastecimento num processo que, de acordo com o comunicado, “tem o mínimo de resíduos de aterro, baixas emissões e descarga mínima de águas residuais”.
Assim, numa primeira fase, os metais valiosos, como o cobre, o alumínio e o aço, são separados dos plásticos da bateria. Já os materiais valiosos como o carbonato de lítio, o sulfato de cobalto ou o sulfato de níquel são recuperados da restante “massa negra” num processo hidrometalúrgico e utilizados depois para fabricar novas células de bateria.
A Li-Cycle, empresa canadiana, destaca-se como especialista na recuperação de recursos valiosos provenientes das baterias de iões de lítio, tendo inaugurado a sua primeira fábrica na Europa, em Magdeburgo, na Alemanha, em agosto de 2023.