A empresa farmacêutica portuguesa BIAL investiu 330 mil euros para a instalação de 1244 painéis solares fotovoltaicos de 410W, com uma potência instalada de 510kWp. O sistema irá permitir a produção anual de aproximadamente 746.741kWh. Em comunicado, a farmacêutica revela que também vai possibilitar uma “redução de emissões de 351 toneladas de CO2 por ano (aproximadamente o equivalente à captação de CO2 por cerca de 2100 árvores)”.
“Este projeto traduz o compromisso, assumido já há vários anos, e a responsabilidade de BIAL em continuar a inovar na incorporação da sustentabilidade na gestão do negócio e das suas operações, bem como a ambição de proteger o Ambiente e contribuir para uma economia mais sustentável”, salienta José Redondo, administrador da área financeira e industrial da empresa.
Os painéis de energia solar ocupam uma área de aproximadamente 2500 m2 da cobertura dos edifícios da sede da BIAL. A farmacêutica é uma das empresas que aderiu, em 2019, à Carta de Compromisso “Business Ambition for 1.5 ºC – Our Only Future”, lançada pelo United Nations Global Compact. Essa carta incentiva as empresas, a nível mundial, a criarem medidas concretas de combate às alterações climáticas.