Com um investimento de 2,5 milhões de euros, a Cepsa inaugurou a sua nova estação de reutilização de águas residuais no Parque Energético de San Roque, em Espanha.
O investimento irá permitir à empresa reduzir o consumo de água utilizada na sua atividade em 25% e em 53%, se somado às outras ações de otimização e eficiência realizadas nos últimos três anos.
De acordo com o comunicado, a nova estação faz parte do compromisso da Cepsa para com a economia circular e integra o programa de inovação BRIO (programa de gestão interna de excelência operacional), com o qual, a companhia está “a identificar ações de poupança de água e outras medidas de eficiência nas instalações industriais dos seus parques energéticos”.
A água tratada nesta nova estação terá uma qualidade adequada para ser reutilizada nas torres de arrefecimento do parque energético, adianta a companhia.
Para o diretor do Parque Energético de San Roque, Rosendo Rivero, esta nova fábrica demonstra “o nosso compromisso para com a proteção ambiental, a economia circular e a otimização dos recursos naturais. A poupança de água e a sua melhor gestão é uma prioridade para todos nós no Parque Energético de San Roque, onde estamos conscientes de que é um recurso valioso e escasso. Vamos continuar a trabalhar nesse sentido”.
Segundo o seu plano de transição energética, a Cepsa definiu como objetivo reduzir a retirada de água doce em áreas com stress hídrico de 20% até 2025, em comparação com a sua utilização em 2019. De acordo com o comunicado, este é um dos “compromissos mais ambiciosos do sector energético à escala internacional”.