Os iogurtes líquidos da marca própria do Continente viram as suas tampas de plástico eliminadas da embalagens, permitindo poupar cerca de 100 toneladas de plástico.
Segundo explicado em comunicado, a alteração reduzir em 15% a quantidade deste material nos cerca de 69 milhões de frascos de iogurte líquido vendidos por ano.
A insígnia explica que as tampas de plástico estão no topo do desperdício plástico recolhido nas limpezas de praias porque, devido ao seu tamanho e peso, não passam na fase de triagem dos resíduos e são inadvertidamente desviadas da ‘rota’ dos sistemas de gestão de resíduos.
Além da eliminação das tampas, o rótulo dos iogurtes deixará de indicar a data de validade sob a descrição “Consumir até” para “Consumir de preferência antes de”, sensibilizando o consumidor final para o combate ao desperdício alimentar.
Em 2022, o retalhista atingiu uma taxa de reciclabilidade das suas embalagens de plástico de 80%, representando um crescimento de 5,3 pp face a 2021, e a incorporação de 14,1% de matéria-prima reciclada (+2,0 pp face a 2021).