O desperdício alimentar aumenta no verão. Um estudo levado a cabo pela Appinio para a Too Good To Go revela que 28% dos portugueses desperdiçam mais comida no verão.
A empresa responsável pelo maior mercado mundial de excedentes alimentares nota ainda que para 32% dos portugueses é mais difícil, nesta época, controlar os alimentos desperdiçados. O estudo teve como base uma amostra representativa de 1 000 pessoas no mercado nacional, em junho de 2023.
O estudo revela ainda que os alimentos que os portugueses mais desperdiçam, nesta altura, são os seguintes:
- a fruta, com 46%;
- as verduras, com 37%;
- os produtos lácteos com 22% e carne com 12%.
As principais razões que levam os portugueses a desperdiçar mais comida no verão são:
- 48% pensa que é mais difícil controlar o desperdício porque o calor estraga mais facilmente a comida;
- 28% afirma que, também por causa do calor, a fome é menor e que por isso ingerem menos alimentos;
- 18% assume que o facto de fazerem mais refeições fora de casa proporciona que os alimentos comprados se estraguem.
Este desperdício tem resultado cada vez mais numa tomada de consciência do impacto deste hábito. No estudo realizado, verificou-se que 61% dos portugueses fica incomodado e angustiado quando desperdiça comida e 66% revela-se ciente dos alimentos que se desperdiçam em casa. Sere em cada dez portugueses confessam fazer tudo o que lhes é possível para que não desperdicem alimentos.
Por exemplo, mais de 50% dos portugueses afirma que pede para embalar a comida que sobrou quando vão jantar fora, por exemplo, nas suas férias. Destes, apenas 13% considera ficar com vergonha de fazer este pedido. Já quando estão hospedados a esmagadora maioria (93%) declara servir, no buffet, pouca quantidade de comida de cada vez – de forma a evitar sobras.