Desperdício Alimentar

Projeto DIP4Agri quer converter desperdício alimentar em oportunidades de negócio

Projeto DIP4Agri quer converter desperdício alimentar em oportunidades de negócio

O novo projeto DIP4Agri, liderado pelo Centro de Biotecnologia e Química Fina (CBQF) da Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa no Porto, quer converter o problema do desperdício agroalimentar em oportunidades de negócio.

Segundo explicado em comunicado, este projeto irá integrar conhecimento nas áreas das chamadas Deep Techs (onde se incluem as áreas da biotecnologia, tecnologias limpas, robótica, Inteligência Artificial e machine learning), inovação e empreendedorismo.

Em paralelo, a iniciativa irá ainda promover uma transformação sistemática para uma mudança efetiva e duradoura junto das instituições de ensino superior onde serão aproveitadas estruturas e procedimentos já existentes de forma a alcançar melhorias impactantes no ecossistema regional de inovação.

“O DIP4Agri permitirá acelerar a criação de valor na universidade, promovendo a cultura do empreendedorismo e inovação tecnológica na melhoria da circularidade dos sistemas agroalimentares”, salienta a investigadora e coordenadora do projeto, Manuela Pintado.

O projeto integra um programa de educação com base de deep tech e conteúdo personalizado que irá fornecer mentoria para o desenvolvimento de soluções para problemas da indústria, de ONGs, de municípios e investidores, visando enfrentar desafios em subprodutos e desperdícios agroalimentares, explorar a transferência de conhecimento e fomentar o networking.

A longo prazo, o objetivo do DIP4Agri será expandir este programa para que se possa tornar numa referência a nível europeu. Neste sentido, o projeto irá iniciar a 15 de setembro um programa de formação de 60 horas para apoiar e fomentar empreendedorismo em áreas de Deep Tech, intitulado Deep Tech for Innovators.

Este projeto faz parte de um consórcio que envolve também a Aahrus University da Dinamarca; Wageningen University & Research da Holanda; as portuguesas Food4Sustainability; Planicie Verde Sociedade Agricola Lda e BGI – Building Global Innovators; Cortijo Guadiana S (Espanha); Vereniging FME (Holanda) e ainda Food & Bio Cluster Denmark (Dinamarca).

O projeto DIP4Agri irá decorrer até dezembro de 2023 e é financiado pela Iniciativa IES do EIT: Capacitação em Inovação para o Ensino Superior.

 

Não perca informação: Subscreva as nossas Newsletters

Subscrever