A Primark definiu como objetivo reduzir as emissões da sua cadeia de valor (Âmbito 1, 2 e 3) em 50% até 2030, em comparação a 2018/2019. Os objetivos foram validados pela Science Based Targets initiative (SBTi).
As emissões de âmbito 1 e 2 reduziram 40% em 2022/2023, em comparação a 2018/2019. Mas as emissões de âmbito 3 (que compõem 97,5% das emissões totais) aumentaram 12%. Nesse sentido, as emissões da cadeia de valor aumentaram 11%.
A Primark tem apoiado os fornecedores a mudar para fontes de energia renováveis e aumentou os seus programas de eficiência energética em 57 fábricas, em Bangladesh, China e Camboja. A empresa também nomeou responsáveis regionais pelo carbono para apoiarem os fornecedores e as fábricas a nível local.
Com as suas próprias operações, a Primark tem estado focada na redução da energia utilizada nas lojas, substituindo-a por energia mais renovável. 70% das lojas da Primark são agora alimentadas por eletricidade renovável ou baixa em carbono e 141 lojas já mudaram para sistemas de luzes de energia eficiente.
Apesar de não conseguir reduzir as emissões globalmente, a empresa têm conseguido aumentar o número de roupas vendidas com materiais reciclados ou de origem mais sustentável. O valor é já de 55%, contra os 45% do ano passado. O resultado foi impulsionado pelo lançamento de uma nova coleção de produtos circular, com mais de três milhões de unidades de roupa circular vendida. A Primark tem como objetivo que todas as suas roupas sejam feitas de materiais reciclados ou de origem mais sustentável até 2030.
Este ano, 46% das roupas de algodão vendidas continham algodão orgânico, reciclado ou proveniente do Programa de Algodão Sustentável da Primark (PASP), contra 40% no ano passado. O programa está neste momento a ser implementado na Índia, Bangladesh e Paquistão, e foi lançado este ano um projeto-piloto na Turquia.
A Primark também lançou uma plataforma de compliance e rastreabilidade, TrusTrace, para ajudar a recolher os dados de toda a cadeia de fornecimento, desde as matérias-primas até ao produto final.
A empresa também tem apostado na durabilidade, os testes de lavagem de maior durabilidade para cobrir 39% das roupas da Primark – 57% de todas as gangas testadas atingiu o nível mais elevado no parâmetro do seu próprio quadro de lavagem reforçado (30 lavagens).
Desde que os testes começaram, em abril de 2023, 58% das meias testadas passaram no primeiro nível do quadro de lavagem reforçado, o que equivale a 31 lavagens para esta categoria.
Outros destaques:
- A Primark formou 299.388 agricultores em métodos agrícolas mais sustentáveis através do Programa de Algodão Sustentável da Primark (PASP), desde 2013, superando a sua meta de 275.000 agricultores até ao final do ano de 2023;
- A redução de 26% no uso de pesticidas pelos agricultores envolvidos no PASP, e de 35% na utilização de fertilizantes químicos, levou a um aumento de 8% na produção de algodão entre os agricultores;
- A Primark está a utilizar a Fair Labor Association’s Fair Compensation Toolkit para recolher dados salariais nas fábricas de Bangladesh, Camboja, Índia e Turquia;
- A Primark ajudou os trabalhadores da sua cadeia de fornecimento na Índia a conhecer melhor os seus direitos através do programa My Life em mais de sete fábricas. Estas fábricas representam mais de 4 000 trabalhadores.