A Repsol e a Navantia vão desenvolver em conjunto soluções inovadoras que têm como objetivo a descarbonização do transporte marítimo. Para tal, vão avaliar em conjunto a performance dos novos combustíveis líquidos com baixa pegada de carbono que serão fornecidos pela Repsol – biocombustíveis e combustíveis sintéticos -, em motores fabricados pela Navantia, de propulsão e de geração.
Em comunicado, as empresas explicam que “estes novos combustíveis representam uma alternativa sólida para a descarbonização do setor marítimo a curto e médio prazo, uma vez que permitiram alcançar uma redução de 100% nas emissões”. O projeto centrar-se-á na avaliação da viabilidade técnica e económica desta nova tecnologia.
Neste acordo, a Repsol irá contribuir com as suas infraestruturas de investigação, a partir do seu centro tecnológico Repsol Technology Lab. Por sua vez, a Navantia Engine Factory fornecerá o conhecimento técnico dos motores, disponibilizará as suas instalações em Cartagena para este projeto, e para bancos de ensaio e diagnóstico do equipamento para a caracterização e desenvolvimento de testes.