Retalho

Auchan anuncia medidas para poupança energética

Auchan anuncia medidas para poupança energética

O Auchan vai identificar iniciativas que contribuam para uma maior poupança no consumo de energia, tendo criado para o efeito um Comité de Crise para a Gestão Energética. Entre as medidas já tomadas, ainda antes da divulgação do plano do governo, está o consumo total de energia ser proveniente de fontes renováveis, através da compra de energia verde com certificado de origem.

Em comunicado, a retalhista nota que, nos últimos dez anos, reduziu o seu consumo de eletricidade em 33% por metro quadrado de área de venda. Além disso, 14 das suas maiores lojas já possuem certificação ambiental ISO 14001.

Ao longo dos anos, a Auchan Retail Portugal tem investido: em sistemas de climatização e de frio novos e mais eficientes; fecho dos móveis de frio com portas; iluminação LED; gestão técnica centralizada (frio, climatização, iluminação e instalações elétricas) e sistema de monitorização de consumos.

Já em setembro, a empresa identificou e implementou iniciativas adicionais para os diferentes mercados das lojas. Na padaria, pastelaria e gastronomia foram tomadas ações como: ligar os fornos até 20 minutos antes das fornadas; desligar os fornos e a extração entre fornadas ou desligar, ao final do dia, os equipamentos de apoio à produção (máquinas de embalar/selar, rádios, carregadores, balanças de aferição de peso, máquina de café).

Nos escritórios e áreas de venda tomaram medidas como o controlo de iluminação através de sensores de presença, a climatização das salas de reuniões/formação, a regulação da temperatura no inverno e no verão e a colocação dos equipamentos em off mode no final da atividade/operação.

“Quanto ao futuro continuaremos a trilhar o caminho da certificação, seja por vias do alargamento da ISO 14001, a um maior volume de lojas, seja avaliando a pertinência da Certificação ISO 50001 em gestão de energia – já em vigor  no hipermercado Auchan de Setúbal -, entre outras medidas que revelam o empenho da empresa no caminho da transição energética”, sublinha o diretor de responsabilidade social e corporativa da Auchan Retail Portugal, Paulo Monteiro.

A aposta na formação dos colaboradores é outro dos caminhos, através da formação em ‘Gestão Ambiental’, em formato e-learning, que é obrigatória para todos os que integram a empresa, sendo depois repetida a cada dois anos.