Consumo ético

Autocarro com cozinha, horta e mercado é proposta de alunos da UMinho

O Projeto Floreo, que junta uma cozinha, uma horta e um mercado num autocarro, ganhou o Prémio EDP Groundbreaking, entre 26 finalistas.

O Projeto Floreo, que junta uma cozinha, uma horta e um mercado num autocarro, ganhou o Prémio EDP Groundbreaking, distinguindo-se entre os 26 que chegaram à final do Programa Start-Up da Junior Achievement Portugal (JAP). Este projeto foi idealizado por cinco estudantes da Escola de Economia e Gestão da Universidade do Minho.

Em comunicado, a universidade informa que a ideia consiste num food truck (autocarro) com o piso superior para uma horta hidropónica (cultivo sem solo) e o piso inferior para uma cozinha/restaurante e uma banca de frutas e legumes. A este autocarro está associada uma plataforma online que permite ao cidadão poder comprar produtos frescos a produtores locais parceiros e ainda obter ofertas ou informações, como ver a pegada ecológica dos produtos comercializados.

“Acreditamos numa rede comunitária de alimentação sustentável e no potencial deste projeto no mercado, que sendo itinerante permite chegar a todo o lado”, diz uma das responsáveis pelo projeto, Sofia Mota.

Os estudantes promotores fizeram ainda um estudo por questionário, verificando que 70% dos 200 respondentes aceitariam pagar 20% a mais por uma refeição saudável e 60% adquiririam produtos e serviços da Floreo.

“Os consumidores estão mais conscientes e nós propomos uma alternativa saudável e sustentável, contribuindo assim de forma ativa para a salvaguarda do planeta e para sensibilizar a sociedade”, referiu o aluno de mestrado em Economia Industrial e da Empresa, Pedro Santos.

Futuro do projeto

A equipa estima ser preciso um investimento inicial de 100 mil euros e que se possa atingir os 50 mil consumidores em cinco anos. Para isso, prevê-se ações de franchising e parcerias, tendo os municípios do Porto, Braga e Guimarães já sido contactados e mostrado interesse no projeto.

Os alunos procuram agora concretizar o negócio, estando a avaliar fontes de financiamento e outras ações de inovação e empreendedorismo. O prémio que a equipa obteve permite também participar num programa profissional e em workshops da EDP.

O trabalho envolveu André Machado, Catarina Alves e Sofia Mota, do mestrado em Negócios Internacionais, a par de Pedro Santos e Sofia Cortinhas, do mestrado em Economia Industrial e da Empresa. O projeto contou com a orientação do professor Nuno Marques.

O Projeto Floreo, que junta uma cozinha, uma horta e um mercado num autocarro, ganhou o Prémio EDP Groundbreaking, entre 26 finalistas.

Rui Monteiro, Catarina Alves, Sofia Cortinhas, André Machado, Luís Pedro Santos e Sofia Mota