Consumo Ético

Biotherm incorpora rótulo de impacto social e ambiental nos produtos em Portugal

Biotherm incorpora rótulo de impacto social e ambiental nos produtos em Portugal

A Biotherm, marca do Grupo L’Oréal, está a incorporar o Rótulo de Impacto Social e Ambiental, lançado pela empresa em 2020, nos seus produtos em Portugal. O objetivo passa por ajudar o consumidor a tomar decisões de compra responsáveis.

Segundo explicado em comunicado, esta rotulagem dá ao produto uma pontuação baseada no seu perfil sustentável através de uma escala de A, o melhor perfil, para E, o mais suscetível a melhorias.

Para desenvolver esta rotulagem, que já estava presente no nosso país noutras marcas do Grupo, como na Garnier e L’Oréal Paris, foram considerados 14 fatores de impacto ambiental, tais como: emissões de gases com efeito de estufa, escassez de água, acidificação dos oceanos ou impacto na biodiversidade. Estes impactos são medidos e calculados em todas as fases do ciclo de vida de um produto, tendo em conta não só o abastecimento, a produção e o transporte, mas também a fase de utilização por parte do consumidor.

O rótulo inclui informações sobre os aspetos sociais de um produto como, por exemplo, se os fornecedores cumprem os princípios laborais do Pacto Global das Nações Unidas.

‘Blue Beauty’, o compromisso da Biotherm com a sustentabilidade

A Biotherm apresentou recentemente a sua estratégia Blue Beauty para reduzir o impacto ambiental na sua cadeia de valor.

Como parte destes esforços, foi assinado um acordo com o laboratório Possible Future com o objetivo de redesenhar a embalagem do seu serúm Life Plankton Elixir. Como resultado, o produto incorporou 25% de vidro reciclado e tornou-se recarregável.

A Biotherm lançou ainda o creme Water Lover Sun Milk, com uma fórmula com uma base 97% biodegradável (fórmula sem filtros. Incluindo os filtros, as fórmulas são 74% biodegradáveis (SPF50) e 77% (SPF30) de acordo com o teste 301 da OCDE ou a norma ISO equivalente).