Mobilidade

CTT no pódio do ranking de sustentabilidade mundial

CTT

Os CTT conquistaram o 2.º lugar a nível mundial no ranking “Sistema de Medição e Gestão de Sustentabilidade” (tradução portuguesa de Sustainability Measurement and Management System – SMMS), desenvolvido pelo programa de sustentabilidade do International Post Corporation (IPC), no qual participaram 19 operadores postais de todo o mundo.

De acordo com os Correios de Portugal, apesar de o setor postal ter o seu próprio programa de gestão ambiental desde 2008, o programa SMMS, lançado no ano passado, está focado nas alterações climáticas, assim como noutras áreas que vão ao encontro dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas.

“Desta forma, o setor postal foca-se, não só em ampliar os seus esforços relacionados com as alterações climáticas, mas também com outras seis áreas de intervenção, nomeadamente, a saúde e segurança, a aprendizagem e desenvolvimento, a eficiência de recursos, a qualidade do ar, a economia circular e as compras sustentáveis”, lê-se em comunicado.

Este ranking dá conta de que que os CTT se encontram acima da média setorial nestas 7 áreas de intervenção em matéria de sustentabilidade.

No mesmo comunicado, os Correios de Portugal referem que conseguiram reduzir em 68% as “emissões carbónicas direta, […] superando consideravelmente a meta de redução de 20% até 2020”. Já no ano passado, “85% dos resíduos foram separados para reciclagem […] e desde 2016 que a aquisição de 100% de energia elétrica é proveniente de fontes renováveis”, assumem.