Desperdício Alimentar

Grupo Dia quer reduzir o seu desperdício alimentar em 40% até 2023

Grupo Dia quer reduzir o seu desperdício alimentar em 40% até 2023

O Grupo Dia quer reduzir em 40% os resíduos para aterro a nível global e o desperdício alimentar em Espanha e Portugal, até ao próximo ano.

Segundo explicado em comunicado, a gestão eficiente de resíduos e desperdícios é um dos objetivos principais do Plano de Sustentabilidade 2021-23 do Grupo Dia. Para apoiar este processo e medir este parâmetro, o Grupo Dia criou um indicador comum e colocou em marcha uma série de ações proativas que contribuem para reduzir o desperdício alimentar em todos os mercados onde está presente: Espanha, Argentina, Brasil e Portugal.

Entre as medidas já tomadas estão a adaptação dos formatos à capacidade de abastecimento de cada loja, a otimização informática dos pedidos para responder às necessidades de venda de cada estabelecimento e um controlo diário da qualidade e data de validade de cada produto em função da rotação e do stock.

Para além disso, a Dia disponibilizou aos seus clientes o aproveitamento de produtos com data de validade próxima da caducidade através de descontos especiais e ações de colaboração com outros parceiros e fomenta as doações de produtos aptos para consumo humano, mas não para venda.

A redução do desperdício alimentar em Portugal

A Dia Portugal, através da sua insígnia Minipreço, associou-se uma vez mais ao  Movimento Unidos Contra o Desperdício, e à sua campanha de sensibilização.

Os supermercados Minipreço já aplicaram descontos em 3 800 produtos que se aproximavam do fim do prazo de validade no último ano e meio e, desde novembro de 2021 já distribuiu mais de 63 000 Magic Boxes a preço reduzido em 200 estabelecimentos Minipreço graças à parceria com a App Too Good To Go.

Para além disso, desde 2021 até hoje, já doou 170 toneladas de alimentos ao Banco Alimentar e outras instituições sociais locais através dos centros de distribuição de Valongo, Torres Novas e Alverca.

O Grupo DIA vai disponibilizar Magic Boxes na aplicação de combate ao desperdício alimentar Too Good To Go, em 54 das suas lojas Minipreço.

Nos restantes países

No caso da Dia Espanha, o novo modelo logístico e de operações implementado nos armazéns e nas lojas permitiu “ganhar agilidade e aumentar a qualidade e frescura dos produtos colocados à venda”.

Para além disso, a Dia colabora regularmente com a FESBAL e os seus 54 Bancos Alimentares associados, com campanhas sazonais e alianças junto de parceiros como a Unilever, com quem doou 200 mil produtos de primeira necessidade para crianças graças à campanha ‘A Tua Compra Ajuda’ deste verão.

Por seu lado, na Argentina, a Dia contribui há mais de três anos para a luta contra o desperdício alimentar mediante a doação de produtos de curta validade a Bancos Alimentares. Estas doações solidárias, só em 2022, alcançaram um total de 55 toneladas de produtos.

No Brasil, as medidas implementadas para melhorar a gestão do sortido e o stock permitiram reduzir apenas nos armazéns perdas de 86% em 2021, evitando a criação de mais de 1,2 milhões de kg de resíduos nos últimos dois anos.

Não perca informação: Subscreva as nossas Newsletters

Subscrever