Retalho

Garnier implementa sistema de avaliação do impacto social e ambiental dos produtos

No âmbito do projeto Green Beauty, a Garnier lançou um sistema de pontuação que avalia o impacto social e ambiental dos produtos em Portugal. Em comunicado, a marca refere que pretende assim ajudar a sensibilizar os consumidores para a importância de cuidar do ambiente.

O sistema de pontuação varia de uma escala de ‘A’ a ‘E’, onde ‘A’ se refere aos produtos que se encontram entre os 10% mais sustentáveis e ‘E’ aqueles que se enquadram nos 10% com maior impacto, dentro do universo L’Oréal, e na mesma categoria.

“Para os produtos-chave classificados com a letra ‘D’ ou ‘E’, estamos a implementar um plano de ação para melhorar o respetivo desempenho. No entanto, os consumidores vão poder optar pela alternativa que a marca apresenta junto à informação da pontuação do produto”, avança a diretora Internacional Científica &Sustentabilidade, Aurelie Weinling.

A avaliação tem em conta 14 fatores ambientais, tais como: a emissão de gases que contribuem negativamente para o efeito de estufa, o volume de água utilizado ou o impacto na biodiversidade entre outros, e incide sobre todo o ciclo de vida do produto, como por exemplo a manufatura, o transporte, ou a reciclagem das embalagens. Os dados disponibilizados acerca de cada produto são auditados pela Bureau Veritas Certification, entidade independente.

O responsável pela Informação do Consumidor e Responsabilidade Corporativa de L’Oréal, Clemence Gosset, afirma que “era relevante começar por implementar esta avaliação na categoria de Hair Care, não só porque são os produtos com mais popularidade, mas também porque são aqueles que são enxaguados com água, tendo um maior impacto ambiental durante a utilização”.

O método foi desenhado de acordo com o Sustainable Product Optimization Tool (SPOT), uma metodologia de avaliação desenvolvida pela L’Oréal, entre 2014 e 2016, em parceria com 11 cientistas e profissionais especialistas independentes alinhados com o European Product Environmental Footprint (PEF).