Desplastificação

Investigadores convertem garrafas de plástico usadas em aroma de baunilha

Investigadores da Universidade de Edimburgo converteram garrafas de plástico em aroma de baunilha, através do uso de bactérias modificadas.

Investigadores da Universidade de Edimburgo converteram garrafas de plástico em aroma de baunilha, através da utilização de bactérias geneticamente modificadas.  A bactéria E-coli modificada tornou o ácido tereftálico (AT), que está na base do polietileno tereftalato (PET), em vanilina (extrato de baunilha naturalmente presente na semente da baunilha ou sintetizado em laboratório).

A vanilina é muito utilizada nas indústrias alimentares e cosmética, sendo que a sua procura global está em crescimento. Em 2018, a procura foi de 37.000 toneladas, muito superior à oferta de grãos naturais de baunilha, informa o The Guardian. Atualmente, cerca de 85% da vanilina é sintetizada a partir de produtos químicos derivados de combustíveis fósseis.

A responsável pelo estudo, Joanna Sadler, afirmou, em declarações ao The Guardian, que “este é o primeiro exemplo da utilização de um sistema biológico para transformar os resíduos do plástico num valioso produto químico industrial e tem implicações muito entusiasmantes para a economia circular”.

Os cientistas por detrás da investigação, publicada na revista Green Chemistry, aqueceram a solução que continha as bactérias e o AT  a 37 graus celsius durante o dia, as mesmas condições para fazer cerveja, afirmou o investigador da Universidade de Edimburgo, Stephen Wallace. O processo converteu 79% da AT em vanilina.

O próximo passo da investigação vai passar pelo ajustamento das bactérias de forma a aumentar a taxa de conversão.  Pensamos que podemos fazer isso muito rapidamente. Temos aqui uma incrível instalação robotizada de montagem de ADN”, disse Stephen Wallace. O projeto pretende também trabalhar na ampliação do processo para converter grandes quantidades de plástico e investigar que outras moléculas poderiam ser fabricadas através dele, para além do aroma de baunilha.