Retalho

Marca portuguesa aposta em emissões de carbono compensadas na ´Black Friday´

No próximo fim de semana, de 27 a 30 de novembro, a marca de joalharia portuguesa Wonther vai oferecer, em qualquer encomenda feita na loja online, a compensação das emissões de carbono geradas pelo transporte das encomendas. É uma alternativa sustentável à Black Friday.

“Desta forma, todas as compras que forem feitas nessas datas, serão compras carbon neutral. Isto significa que o carbono emitido no transporte de todas as encomendas, seja para que parte do mundo for, vai ser compensado através de ações offset, como a reflorestação”, explica a marca em comunicado.

Segundo o estudo “The Environmental Impact of E-Commerce 2020”, citado pela Wonther, eventos como a Black Friday são dos maiores responsáveis pelo impacto ambiental causado pelo e-commerce. Em média, por cada encomenda enviada, segue cerca de 1 kg de carbono para a atmosfera, independentemente de o transporte ser feito por avião, barco, comboio, já que a maioria dos veículos utilizam combustíveis fósseis.

“Na Wonther, o ambiente é uma grande preocupação e, neste momento, fazemos tudo o que nos é permitido”, começa por afirmas Olga Kassian, fundadora da marca. “Sabemos que a compensação offset não é perfeita, mas percebemos que é a forma mais simples e atingível atualmente de fazer a diferença, especialmente em dias como a Black Friday. A reflorestação é uma forma de ´descarbonizar´ os envios”, conclui.