Economia Circular

Novo Verde lança concurso para melhores soluções no setor das embalagens de plástico

A Novo Verde, entidade gestora de resíduos de embalagem, acaba de anunciar o lançamento de mais uma edição do concurso de investigação e desenvolvimento “Novo Verde Packaging Entreprise Award”, um desafio direcionado às empresas fabricantes de embalagens, com o objetivo de encontrar as melhores soluções que cumpram os desígnios da economia circular.

Esta edição é subordinada às soluções de embalagens de plástico e as candidaturas estão abertas até ao dia 15 de dezembro de 2020. Concluída o processo de inscrição, as empresas têm até ao dia 31 de janeiro de 2021 para submeter a concretização dos seus projetos.

Através desta iniciativa, o Novo Verde pretende “dinamizar o setor e promover a competitividade entre as empresas”, lê-se em comunicado.

No final de fevereiro de 2021, serão conhecidos os três melhores projetos do “Packaging Entreprise Award’20”: ao primeiro lugar será atribuído o montante de 15 mil euros e ao segundo e terceiro os valores de 6 mil e 4 mil euros, respetivamente.

“A circularidade da economia é cada vez mais um denominador comum em qualquer atividade, mas o setor da embalagem tem, neste âmbito, um papel fundamental”, começa por referir Ricardo Neto, presidente da Novo Verde. “Com foco na categoria do plástico, este ano procuramos soluções inovadoras que agilizem os vários processos, desde a criação das embalagens, aos materiais, bem como produção, recolha e reciclagem, sempre com a visão de minimizar o impacto ambiental”, conclui o responsável, que guarda “muitas expectativas para edição deste ano”.