Desplastificação

Semana da Responsabilidade Social premeia ‘Plástico Responsável’ do Continente

15.ª edição da Semana da Responsabilidade Social

O projeto “Plástico Responsável Continente” recebeu, esta quarta-feira (18 de novembro), o prémio de “Reconhecimentos de Práticas em Responsabilidade Social e Sustentabilidade”, na 15.ª edição da Semana da Responsabilidade Social – uma iniciativa da Associação Portuguesa de Ética Empresarial (APEE) e da Global Compact Network Portugal.

O compromisso de uso responsável do plástico assumido pelo Continente traduz-se na antecipação, para 2025, da ambição definida pela União Europeia de, em 2030, reduzir (ou mesmo eliminar quando possível) a utilização de materiais de plástico de origem fóssil, no que diz respeito aos produtos de marca própria, assegurando que todos eles têm embalagens reutilizáveis, recicláveis ou compostáveis.

Para alcançar este objetivo, a marca já implementou várias iniciativas que permitem, atualmente, uma poupança anual superior a 4,2 mil toneladas de plástico virgem, de acordo com as informações disponíveis na plataforma digital da marca.

O projeto “Plástico Responsável Continente” foi distinguido na categoria do Objetivo 12 de Desenvolvimento Sustentável (ODS), estabelecido pela Organização das Nações Unidas até 2030: Produção e Consumo Sustentáveis.

“Necessitamos de criar um ecossistema circular para os plásticos. E para o fazer precisamos do contributo de todos. No Continente, continuamos muito empenhados na promoção de um uso mais responsável do plástico e prémios como estes motivam-nos ainda mais para continuar a fazer este caminho”, referiu Pedro Lago, diretor de projetos de sustentabilidade e economia circular da Sonae MC, durante a cerimónia.