Energias Renováveis

Transição energética é aposta da Auchan

A Auchan Retail pretende apostar na sua transição energética, tendo, para o efeito, assinado um acordo com a Voltalia e a Helexia.

A Auchan Retail pretende apostar na sua transição energética, tendo, para o efeito, assinado um entendimento de parceria com a Voltalia e a sua subsidiária Helexia.

Em comunicado, as empresas afirmam querer “agora acelerar o estabelecimento de uma parceria mais ampla e sustentável”, após um ano de testes no terreno renovados em vários países e com base em colaborações anteriores em serviços de energia e fornecimento de eletricidade renovável (produção de painéis solares e PPAs corporativos) realizadas nos últimos 10 anos.

A parceria inclui uma colaboração que visa: a gestão energética, a execução de obras de eficiência energética e fornecimento de eletricidade renovável, através da construção de centrais fotovoltaicas para autoconsumo in loco, principalmente para a Helexia e a conclusão de contratos para a compra direta de energia verde (PPA Corporativo) pela Voltalia.

O Presidente da Auchan Retail, Edgard Bonte, afirmou: “No fim de 2020, foram atingidas as metas traçadas na COP21 para a redução do nosso consumo de energia. Com este acordo, entramos na segunda etapa da nossa jornada energética”.

Em todos os países onde a Auchan Retail está presente e onde a Voltalia e a Helexia também estão ou podem estar, será feita uma análise às instalações da Auchan pela Voltalia e pela Helexia, para que sejam feitas recomendações e estabelecido, em conjunto, o plano de ação necessário para que sejam atingidos os objetivos da insígnia.

Recorde-se que a Auchan Retail quer, no âmbito da transição energética, atingir um consumo de energia 100% renovável e reduzir até 40% a sua intensidade elétrica até 2030, em comparação com 2014.