Energias Renováveis

‘Bateria aquática’ entra em operação na Suíça

‘Bateria aquática’ entra em operação na Suíça

Uma ‘bateria aquática’, central de energia hidroelétrica de bombeamento, que tem a capacidade de armazenamento equivalente a 400 mil baterias de carros elétricos entrou em atividade na Suíça. O projeto envolveu um investimento de dois mil milhões de euros e uma duração de 14 anos, revela a Euronews.

A ‘bateria aquática’ foi construída numa caverna subterrânea no cantão suíço de Valais e possui seis turbinas de bombeamento e um ‘output’ de energia de 900 MW, suficiente para dar energia a 900 mil casas. Com uma capacidade de armazenamento de 20 milhões de kWh de eletricidade, espera-se que desempenhe um papel significativo na estabilização das redes energéticas da Suíça e da Europa.

Para criar a central, que se situa 600 metros subterrâneos entre os reservatórios de Emosson e Vieux Emosson em Valais, foi necessário escavar 18 quilómetros de túneis nos Alpes.

Entre 2012 e 2016, a altura da barragem de Vieux Emosson foi aumentada em 20 metros para permitir que os reservatórios armazenassem mais água e criassem mais energia.

Não perca informação: Subscreva as nossas Newsletters

Subscrever

Download SU

Não perca informação: Subscreva as nossas Newsletters

Subscrever