- Revista Sustentável - https://www.revistasustentavel.pt -

BGI e EIT Climate-KIC oferecem apoio até 25.000 euros para soluções sustentáveis

A Building Global Innovators (BGI [1]), através do programa europeu “MED ClimAccelerator”, vai apoiar equipas de empreendedores e start-ups na área da sustentabilidade. O programa patrocinado pelo EIT Climate-Kic, um organismo do Instituto Europeu de Inovação e Tecncologia, vai oferecer até 25.000 euros a novos projetos de inovação nas vertentes agroalimentar, smart cities, valorização de recursos e economia do mar.

Em comunicado, a BGI revela que o programa se destina a equipas de pelo menos dois elementos, que tenham uma ideia de negócio disruptiva no mundo da sustentabilidade e não precisam de ter uma empresa estabelecida. Para além da possibilidade do prémio monetário, vai ser dado apoio para lançar os produtos no mercado, aumentar a rede de clientes e parceiros e alavancar financiamento de investidores, através de um programa de aceleração de 6 meses.

As ideias que receberem o prémio vão ter de assinar um SFAE com a BGI, atribuindo-lhe 6% de equity caso cheguem a uma pre-money avaliação de três milhões de euros.

Os candidatos de Portugal podem submeter a sua candidatura através do website da aceleradora até ao dia 26 de abril.

A BGI afirma que, após 5 edições deste programa, já acelerou 23 start-ups, que alavancaram 14 milhões de euros e criaram 112 postos de trabalho. Entre os casos de sucesso do programa encontra-se a GoParity [2], a start-up portuguesa que criou uma plataforma para financiamento colaborativo de projetos sustentáveis.

[3] [4]