Descarbonização

Cátedra REN lança manual para controlar impacte de transporte de energia

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A Cátedra REN em Biodiversidade (uma cátedra em parceria com a Fundação para a Ciência e a Tecnologia – FCT e a Universidade do Porto) elaborou um manual que estabelece as práticas adequadas para monitorizar os impactes das Linhas de Transporte de Energia na avifauna e avaliar as medidas usadas para os minimizar. O manual tem como destinatários principais todas as entidades envolvidas na fase de Pós-avaliação dos projetos sujeitos a Avaliação de Impacte Ambiental (AIA) ou Avaliação de Incidências Ambientais, e em particular os consultores ambientais, revela a Cátedra REN, em comunicado.

O manual define as orientações para avaliar de forma correta os impactes de Linhas elétricas de Muito Alta Tensão (LMAT) sobre a avifauna, em fase de Pós-avaliação, bem como a eficácia das respetivas medidas de mitigação, sendo as mais comuns a sinalização dos cabos com dispositivos anticolisão. O documento define ainda as normas gerais para a implementação de medidas compensatórias em situações em que os impactes não são minimizáveis.

Segundo Francisco Moreira, coordenador da Cátedra REN em Biodiversidade, “esta foi uma demonstração perfeita do que designamos de ecologia aplicada, utilizar o conhecimento científico mais recente e transferi-lo para a implementação de práticas mais adequadas à monitorização de impactes ambientais”.

Lançada em 2015, numa parceria entre a REN, a FCT e a Universidade do Porto, a Cátedra REN em Biodiversidade, desenvolvida pelo CIBIO, promove a investigação científica orientada para a tomada de decisões que promovam melhores resultados na gestão dos impactes sobre a Biodiversidade.