Descarbonização

Contratação de Diretores de Sustentabilidade em crescimento nos Estados Unidos

CSO- Chief Sustainability Officer

A contratação de Diretores de Sustentabilidade nos Estados Unidos aumentou em 2020, com as mulheres a representar 54% dos cargos, revela um relatório do Grupo Weinreb, empresa especializada no recrutamento de Diretores de Sustentabilidade.

Na prática, houve mais recrutamentos em 2020 do que nos três anos anteriores juntos, o que faz com o número de Chief Sustainability Officers presentes no ranking de empresas Fortune 500 tenha subido de 29 em 2011 para 95 em 10 anos.

De acordo com este estudo, estes profissionais estão a moldar a forma como as suas empresas abordam não apenas os impactos ambientais mas também se envolvem e apoiam questões de justiça social, como a desigualdade económica e o racismo sistémico: “O ano passado foi um dos mais turbulentos em gerações – não apenas com a COVID-19, mas também com a convulsão social que trouxe uma nova atenção sobre a justiça social, as mudanças climáticas e uma divisão política cada vez maior”, afirma Ellen Weinreb, fundadora e CEO do Grupo Weinreb, que reforça: “Os Chief Sustainability Officers são as pessoas mais poderosas nos negócios quando se trata de determinar como as empresas lidam com essas questões”.

O relatório, revelou as seguintes tendências (mercado norte-americano):

. Mais empresas contrataram o seu primeiro CSO em 2020 do que nos três anos anteriores combinados.

. A sucessão do cargo de CSO não é uma garantia: algumas empresas começaram a eliminar totalmente a posição de CSO, o que contradiz os dados de crescimento.

. Existem mais mulheres nestes cargos, mas pouca diversidade racial (a percentagem de mulheres em cargos de CSO quase dobrou, com as mulheres a representar 54% dos cargos. Apesar do movimento em direção ao equilíbrio de género, a maioria dos CSO é de raça branca.