Logística

Dourogás e DOHM assinam acordo para abastecer camiões a gás natural

Dourogás e DOHM assinam acordo para abastecer camiões a gás natural

A Dourogás e a DOHM estabeleceram uma parceria para acelerar a descarbonização dos transportes pesados. Com o acordo estabelecido, a Dourogás passará a abastecer as viaturas de longo curso da DOHM com Gás Natural Liquefeito (GNL), o que permitirá reduzir as emissões de CO2 em 20%, face aos combustíveis tradicionais,

Em comunicado, ambas as empresas revelam que este GNL poderá ser ainda substituído por bio-GNL (Gás Natural Liquefeito 100% renovável), o que permitirá uma mobilidade totalmente neutra em carbono. Recorde-se que o Grupo Dourogás tem como objetivo, até 2025, disponibilizar 50% da sua oferta de Gás Natural Veicular (GNV) de origem 100% renovável, o que permitirá evitar a emissão de 7 600 toneladas de CO2 por ano.

Face ao gasóleo, o GNV permite a redução de monóxido de carbono (CO) em 30%, de óxidos de nitrogénio (NOx) em 35% e de dióxido de carbono (CO2) em cerca de 20% e, também, a redução em 95% de partículas em suspensão e a neutralização de emissões de dióxido de enxofre (SO2).

“O acordo estabelecido entre a Dourogás GNV e a DOHM marca mais um passo significativo no caminho para a realização de um dos objetivos da Dourogás: acelerar a transição energética no setor da mobilidade pesada, através da transferência dos combustíveis tradicionais para combustíveis mais limpos, como é caso do GNL e, principalmente, do bio-GNL”, nota o diretor-geral da Dourogás GNV, João Filipe Jesus.