Reduzir em 40% as emissões de CO2 por tonelada de produto até 2030, face a 2019, é a nova meta da empresa de packaging sustentável DS Smith [1].O anúncio ocorre no âmbito do seu compromisso com os Science Based Targets (SBTi), tendo também fixado uma meta para atingir as zero emissões líquidas até 2050.
A empresa revela ainda, em comunicado, que os objetivos serão validados pela iniciativa “Science Based Targets” e que aderiu à campanha “Race to Zero” [2] da ONU. Para alcançar os objetivos, a DS Smith [3] pretende adotar soluções como a utilização de biomassa e biogás locais, e a utilização de energias renováveis como a eólica e a solar.
Em 2017, a empresa de packaging anunciou o seu objetivo de reduzir as emissões de CO2 por tonelada de produto em 30% até 2030, em comparação com 2015. A DS Smith revela que conseguiu uma redução de 23% até ao final de 2020, o que a coloca à frente dos seus planos.
O marco foi possível através de soluções de transformação de resíduos em energia, instalações de cogeração energética e atualizações de equipamento, desde novas caldeiras a iluminação LED.
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O Group Chief Executive da DS Smith; Miles Roberts, afirmou: “Já progredimos muito na redução das emissões de carbono como parte da nossa abordagem de sustentabilidade a longo prazo, mas sabemos que necessitamos de fazer muito mais. É por isso que não só estabelecemos metas climáticas ambiciosas, como também reforçamos o nosso compromisso de disponibilizar mais soluções circulares aos nossos clientes e à sociedade em geral”.
Já o Andrew Morlet, CEO da Fundação Ellen MacArthur, parceira estratégica da DS Smith, declarou: “A mudança para energias renováveis apenas pode reduzir em 55% as emissões de gases com efeito de estufa, os restantes 45% provêm da forma como produzimos e utilizamos os produtos – pelo que a transição para uma economia circular é vital para enfrentar as alterações climáticas, bem como outros desafios globais”.
Além do compromisso com a ação climática, a DS Smith anunciou recentemente um investimento de 116 milhões de euros em I&D e inovação para impulsionar o seu trabalho em torno da economia circular. Recorde-se que a empresa se comprometeu a produzir embalagens 100% recicláveis ou reutilizáveis até 2023.