Descarbonização

Grupo VELUX quer tornar-se Lifetime Carbon Neutral até 2041

O Grupo VELUX anunciou o seu compromisso em tornar-se Lifetime Carbon Neutral até 2041, ano em que completa o seu 100.º aniversário. O compromisso está a ser desenvolvido através de uma parceria com a WWF (The World Wide Fund for Nature) e, para ver capturada a sua pegada de carbono – 5,6 milhões de toneladas de CO2 emitidas desde da sua fundação em 1941 –, a empresa vai investir em projetos de preservação da floresta.

O Grupo VELUX afirmou em comunicado comprometer-se também a reduzir drasticamente as emissões de carbono da sua empresa e cadeia de valor, em linha com as reduções de 1,5ºC do Acordo de Paris.

O grupo pretende agora investir em projetos florestais e de biodiversidade desenvolvidos com a WWF durante os próximos 21 anos, por forma a travar a perda de habitats, desflorestação e degradação de terras que ameaçam a biodiversidade dos ecossistemas florestais pelo mundo fora, enquanto trabalham com as comunidades locais. Os primeiros dois projetos vão decorrer no Uganda e em Myanmar.

Esta parceria encaixa na Estratégia de Sustentabilidade 2030 do grupo, que inclui ainda o compromisso de definição de um objetivo de redução de emissões com base científica através da Science Based Targets Initiative. Além disso, o Gupo VELUX afirma que pretende acelerar os investimentos em eficiência energética nas suas fábricas, mudar para energia renovável e adquirir eletricidade 100% renovável e mudar substancialmente a forma como especifica e adquire materiais.