Descarbonização

Guimarães é o município com mais freguesias com Bandeira Verde Eco-Freguesias XXI

Os resultados da 3.ª edição do Programa Bandeira Verde Eco-Freguesias XXI já foram divulgados. Guimarães foi o município com mais bandeiras.

Os resultados da 3.ª edição do Programa Eco-Freguesias XXI já foram divulgados. No total, 93 freguesias, do total de 111 candidatas, foram galardoadas com a Bandeira Verde 2021. Guimarães foi o município com mais bandeiras (23) seguido de Pombal (12) e Lisboa (5).

No total, 46 municípios candidataram-se ao programa. Pombal destaca-se como o município com 100% de participação nesta edição, dado que todas as suas freguesias participaram.

No município de Lisboa, a freguesia do Areeiro foi uma das distinguidas. Em comunicado, a junta de freguesia revela que foi distinguida com a categoria “prata”. Na edição de 2018-2019, a freguesia havia arrecadado a distinção de bronze.

A Bandeira Verde é atribuída quando a freguesia obtém uma pontuação mínima de 50%. Das premiadas, 13 obtiveram a distinção de ouro, ou seja, obtiveram um índice igual ou superior a 90%.

A distinção baseia-se em 10 indicadores: Educação para a Sustentabilidade; Gestão Ambiental: Energia, Água e Resíduos; Mobilidade e Transportes; Espaços Públicos, Espaços Verdes e Equipamentos; Biodiversidade, Geodiversidade e Agricultura sustentável; Informação e Participação Pública; Serviços de Proximidade; Desenvolvimento Sociocultural; Promoção do Desenvolvimento; Visão do Desenvolvimento.

A iniciativa Bandeira Verde Eco-Freguesias XXI é da responsabilidade da Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE) e pretende promover o desenvolvimento sustentável ao nível local.