Descarbonização

Investigadores australianos convertem instantaneamente CO2 em carbono sólido

Uma nova tecnologia para converter instantaneamente o dióxido de carbono em carbono sólido está a ser desenvolvida pelo RMIT.

Uma nova tecnologia para converter instantaneamente o dióxido de carbono em carbono sólido está a ser desenvolvida pelos investigadores do Instituto Real de Tecnologia de Melbourne (RMIT). Em comunicado, a universidade explica que a conversão ocorre com a utilização de metais líquidos, estando a ser preparado para ser integrado na indústria.

“Esperamos que esta possa ser uma nova ferramenta significativa no impulso à descarbonização, para ajudar as indústrias e os governos a cumprirem os seus compromissos climáticos e a aproximarem-nos radicalmente do zero líquido”, considerou um dos líderes da investigação, Torben Daeneke.

Os investigadores já assinaram um acordo com a empresa australiana ABR para o desenvolvimento da tecnologia. A próxima etapa da investigação é criar um protótipo modular do tamanho de um contentor de transporte, em colaboração com este parceiro.

A equipa está também a investigar possíveis aplicações para o carbono convertido, incluindo em materiais de construção.

O estudo fui publicado na revista científica Energy & Environmental Science.