Descarbonização

Peer Parliaments desafiam portugueses a debater ação climática

A União Europeia, no âmbito da iniciativa Pacto Europeu para o Clima – integrada no Pacto Ecológico Europeu-, está a promover os Peer Parliaments.

A União Europeia, no âmbito da iniciativa Pacto Europeu para o Clima – integrada no Pacto Ecológico Europeu-, está a promover os Peer Parliaments. Em comunicado, a Comissão Europeia explica que esta iniciativa pretende desafiar os europeus, incluindo os portugueses, a debater como alcançar os objetivos projetados de neutralidade na sua vida quotidiana.

O Peer Parliaments está a desafiar os cidadãos a reunirem-se com os seus amigos, familiares, vizinhos ou colegas a partilhar opiniões diretamente “da mesa da cozinha para Bruxelas”. “Esta é uma oportunidade para dar a conhecer aos responsáveis políticos europeus que tipo de futuro é desejado e poder partilhar ideias de como será possível atingir os ambiciosos objetivos climáticos”, informa.

A iniciativa vai abordar três diferentes segmentos, nomeadamente:

  • Como nos movemos e deslocamos (mobilidade sustentável);
  • Como tornamos a energia verde e justa (energia sustentável);
  • Como comemos e consumimos (consumo sustentável).

Os resultados dos debates vão ser apresentados num relatório final a debater com os decisores políticos europeus e partes interessadas.