Energia Renovável

Plataforma ‘blockchain’ ​​quer garantir origem renovável do hidrogénio verde

A ACCIONA, grupo global para o desenvolvimento e gestão de soluções de infraestrutura sustentável, desenvolveu a GreenH2chain, uma plataforma baseada na tecnologia blockchain que garante a origem renovável do hidrogénio verde. Além disso, “a ferramenta permitirá a verificação transparente do processo de transporte e entrega dessa energia limpa”, revela a empresa, em comunicado.

A plataforma vai permitir aos clientes da empresa, em tempo real, “verificar e visualizar toda a cadeia de valor do hidrogénio verde, em qualquer parte do mundo”. Além disso, os consumidores de hidrogénio renovável vão poder quantificar, registar e monitorizar a descarbonização do seu consumo de energia, informa a ACCIONA.

Adicionalmente, a GreenH2chain fornece informações correspondentes ao consumo realizado, bem como dados para quantificar as emissões de dióxido de carbono (CO2) evitadas, com o recurso a este tipo de energia verde.

No futuro, a ferramenta quer “complementar as certificações de garantias de origem do hidrogénio renovável que se venham a estabelecer, tanto a nível europeu como em cada país, contribuindo com os seus valores diferenciais”.

A GreenH2chain será implementada no projeto Power to Green Hydrogen, destinado a criar um ecossistema de hidrogénio verde na ilha de Maiorca (Espanha).

A ACCIONA desenvolveu a GreenH2chain juntamente com a FlexiDAO, uma das start-ups do programa de inovação aberta I’MNOVATION da ACCIONA, especializada em ferramentas de software para empresas de energia, com serviços de energia digital.