Agricultura

Projeto One Square Foot vai plantar 9.000 hectares de flores silvestres

iStock  e

Mais de 9.000 hectares de flores silvestres vão ser plantadas nas Grandes Planícies dos Estados Unidos e Canadá. O projeto resulta de uma parceria entre a World Wildlife Fund (WWF) e a empresa Air Wick.

O “One Square Foot” vai ter uma duração de três anos e vai recuperar pastagens atualmente em mau estado de conservação em cinco Estados americanos e duas províncias no Canadá. No final de 2021 espera-se que 22% das áreas estejam plantadas, chegando a 57% em 2022 e a 100% no final de 2023.

Em declarações no site da WWF, Martha Kauffman, vice-presidente do programa da WWF, aponta que “Os prados são dos habitats mais ameaçados do planeta. Todos os anos, centenas de milhares de hectares das Grandes Planícies do Norte são lavrados para atividades agrícolas. A nossa colaboração com a Air Wick para semear novamente áreas agrícolas marginalizadas trazendo de volta a erva nativa e as flores silvestres irá beneficiar a vida selvagem e ajudar os agricultores a alcançar os seus objetivos.”

Segundo a WWF, desde 2009 que as Grandes Planícies já perderam cerca de 13 milhões de hectares de áreas biodiversas, o equivalente a metade do Estado do Colorado. A iniciativa pretende, assim, recuperar estes espaços naturais e transformá-los em novos habitats para uma grande variedade de espécies.

De acordo com o portal Green Savers, entre as várias espécies de flores que serão plantadas estão, a Gaillardia aristata, a Linum perenne lewisii, a Asclepias incarnata e a Centrosema virgianum.