Descarbonização

“A sustentabilidade é um elemento gerador de valor para as marcas”

"A sustentabilidade é um elemento gerador de valor para as marcas"

Mais de 20% das emissões (26%) advêm da produção e do consumo de alimentos e 30% são originadas por alterações no uso do solo. Os dados são do relatório Change Perspectives da The Overview Effect, que realizou a análise aos desafios do setor de consumo e retalho na vertente de sustentabilidade nas dimensões ambiental e social.

Biodiversidade e regeneração dos ecossistemas, Consciencialização dos consumidores, Descarbonização, Economia circular e desperdício alimentar, Pesca sustentável e proteção dos ecossistemas marinhos e Produção sustentável e regenerativa foram alguns dos dez passos apresentados no relatório para a passagem do setor do consumo e retalho para um modelo económico sustentável.

A empresa realça, segundo comunicado, que”(…) é importante passar de uma visão marcada pela gestão de risco e conformidade regulamentar para uma visão que transforme o modelo empresarial, entendendo a sustentabilidade como outro elemento gerador de valor para as marcas”.

Uma das iniciativas da The Overview Effect passa pela Renatura, uma plataforma digital que une empresas com interesse em realizar projetos de regeneração com as organizações que os colocam em prática no terreno, de modo a incentivar a conservação da biodiversidade bem como a riqueza socioeconómica das áreas em foco.

Para além disso, outro projeto levado a cabo pela empresa é o Carbon Positive, um instrumento para ajudar as áreas de negócio no desenvolvimento de produtos sustentáveis e que possibilita a análise de processos de criação de produtos assim como a realização de simulações para encorajar, antes do lançamento de embalagens e de produtos, a tomada de decisões.