Descarbonização

Tabaqueira reduz emissões em 74%

Tabaqueira reduz emissões em 74%

O Relatório de Sustentabilidade de 2021 da Tabaqueira revelou que o consumo de energia da operação fabril foi a que teve maior impacto, com uma diminuição de 44%.

Já as emissões reduziram 74%, comparativamente às emissões registadas em 2010, e a fábrica obteve a certificação PAS 2060 que garante a neutralidade carbónica, incluindo emissões de CO2 compensadas.

A diminuição do consumo de água, bem como a certificação Alliance for Water Stewarship da fábrica foram outros dos resultados da estratégia de sustentabilidade da Tabaqueira.

O relatório apresentou ainda o Roteiro da Tabaqueira que identificou os objetivos de sustentabilidade, assim como a visão da empresa e do Grupo Tabaqueira/ Philip Morris International até 2025.

Na vertente de Impacto do Produto, um dos objetivos passa pela adoção de princípios de ecodesign e de circularidade nos dispositivos eletrónicos de aquecimento de tabaco, bem como a diminuição do desperdício pós-consumo e a prevenção do lixo através da implementação de programas de prevenção da eliminação indevida de resíduos de filtros.

No que toca ao Impacto Operacional, os objetivos abrangem a promoção da preservação da natureza, incluindo a biodiversidade com foco nos desafios relativos à água, tendo como objetivo atingir a neutralidade carbónica nas suas operações e acelerar a descarbonização rumo à net zero em toda a cadeia de valor.

O relatório, relativo ao ano passado, que apresentou os resultados da estratégia de sustentabilidade da Tabaqueira, foi apresentado ontem, terça-feira, dia 22 de novembro num debate sob o tema “A sustentabilidade como motor de desenvolvimento”.