Descarbonização

Universidade de Coimbra é considerada instituição de ensino superior mais sustentável do País

O ranking The Times Higher Education Impact Rankings 2021 considerou a Universidade de Coimbra como a mais sustentável em Portugal.

O ranking The Times Higher Education Impact Rankings 2021 considerou a Universidade de Coimbra (UC) como a instituição mais sustentável em Portugal e a 21ª do mundo. Em comunicado, a UC afirma ter alcançado uma pontuação total de 92.7 em 100 e ser a terceira melhor do mundo no alcance do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) nº2, que ambiciona a erradicação da fome.

Alguns dos motivos que a UC aponta como justificação para a classificação no ODS nº2 são a/as:

  • Estratégia de combate ao desperdício alimentar da UC;
  • Existência da refeição social (que representou 74% das refeições vendidas em 2019);
  • Disponibilização de cabazes alimentares pelos Serviços da Ação Social da UC às repúblicas universitárias a preços acessíveis (mais de 31 toneladas e de 7,5 mil litros de bens alimentares);
  • Iniciativas junto de produtores locais para a escoação de produtos.

A Universidade de Coimbra destacou-se também no cumprimento do ODS 9 – Indústria, Inovação e Infraestruturas – ocupando a 13ª posição a nível mundial. Para este resultado a UC afirma ter sido fundamental, por exemplo, o número de spin-offs criadas (121), o número de patentes ativas (304) e o trabalho desenvolvido pelo Instituto Pedro Nunes, instituição privada sem fins lucrativos criada pela UC.

Nos ODS onde a UC obteve um melhor desempenho temos ainda o ODS 3 – Saúde de Qualidade, onde a instituição ocupa o 44º lugar a nível mundial. Para o alcance deste objetivo destacam-se projetos como, por exemplo, o UC+Ativa em casa, que consiste na disponibilização de programas de atividade física em níveis distintos.

O The Times Higher Education Impact Rankings tem como objetivo medir o sucesso global das universidades no cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. No total, o The Times Higher Education Impact Rankings contabiliza 18 rankings: um ranking por ODS e um ranking global.