Agricultura

Vinhos do Alentejo já possuem selo de produção sustentável da CRVA

A Comissão Vitivinícola Regional Alentejana revelou que já estão disponíveis no mercado garrafas de vinho com o selo de produção sustentável.

A Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA) revelou que já está disponível no mercado garrafas de vinho com o selo de produção sustentável, desenvolvido pela entidade. Em comunicado, a CVRA explica que a distinção reconhece produtores da região que cumpram com os 171 requisitos estabelecidos pelo Programa de Sustentabilidade dos Vinhos do Alentejo (PSVA).

“Este é um passo histórico para o setor vitivinícola português, que ilustra uma acentuada mudança no modo de pensar a produção sustentável em Portugal. A partir de agora, os consumidores poderão facilmente identificar os produtores alentejanos que, ao longo dos últimos anos, trilharam um caminho que permitiu alterar práticas, continuando a disponibilizar vinhos de excelência e respeitando, sempre, o ecossistema”, garante Francisco Mateus, presidente da CVRA.

Atualmente, o selo de produção sustentável pode ser encontrado em garrafas de vinho da Herdade dos Grous e da Herdade de Coelheiros. A certificação é atribuída por quatro organismos certificadores distintos, designadamente a Bureau Veritas, Certis, Kiwa Sativa e SGS.

O PSVA, iniciativa pioneira no âmbito da qual foi criada a certificação de produção sustentável, conta já com 448 membros associados, que representam mais de 42% da área de vinha do Alentejo, e são responsáveis pela produção de mais de 76 milhões de litros de vinho de Denominação de Origem (DO) e Indicação Geográfica (IG).