Descarbonização

ZERO e Oikos elogiam desenvolvimento de Fundo para Perdas e Danos

ZERO e Oikos elogiam desenvolvimento de Fundo para Perdas e Danos

A ZERO e a Oikos revelaram a intenção de criação de um Fundo para Perdas e Danos e a inclusão deste item na agenda da COP 27. As duas organizações marcaram presença na 27ª Conferência das Nações Unidas para as Alterações Climáticas que decorreu em Sharm El Sheikh, no Egito.

Para além disso, a ZERO e a Oikos referiram que Portugal anunciou a contribuição de um milhão de euros para o Fundo de Adaptação a adicionar a quatro milhões de euros incluídos no restante financiamento climático para adaptação e mitigação. Portugal expressou ainda a sua disponibilidade, nas próximas Cimeiras do Clima, para coordenar temas em discussão e a responsabilidade de uma presença física nos recintos através de um Pavilhão de Portugal.

António Guterres, Secretário-Geral da ONU, na 27ª Conferência das Partes da Convenção das Nações Unidas para as Alterações Climáticas, apelou à necessidade de mudança de um caminho que coloca em perigo a humanidade e advertiu às Partes para que colocassem de lado as suas clivagens. O Secretário-Geral da ONU pediu ainda para que se reunissem num esforço conjunto e global.

A diminuição das emissões ou as questões da mitigação também estiveram em destaque nas negociações com o debate sobre o limite de aumento da temperatura média global de 1,5ºC.