Reciclagem

e-Waste Open Innovation anuncia vencedores

e-Waste Open Innovation

O Trash4Goods (1º lugar), a PhoneHut (2º lugar) e a Byewaste (3º lugar) foram os três projetos  do programa e-Waste Open Innovation. Este é um programa de capitação e mentoria lançado no início de novembro pela ERP Portugal (Entidade Gestora de Resíduos), e pela LG Portugal com o apoio da Startup Lisboa.

O Trash4Goods é um projeto que pretende incentivar a reciclagem de Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrónicos (REEE), através da gamificação e recompensa. Após esta vitória, e o prémio de quinze mil euros, o Trash4Goods vai poder continuar o seu projeto em parceria com a ERP Portugal e com a LG Portugal e, ainda, ter acesso a um período de três meses de incubação na Startup Lisboa.

Já a PhoneHut, que recebeu um prémio e três mil e quinhentos euros, permite aos utilizadores reciclar e/ou permitir a recuperação do seu telemóvel através de uma solução Kiosk ATM. O projeto vai ter acesso aos mesmos parceiros que o do 1ºlugar.

Finalmente, a Byewaste é uma app para ligar cidadãos e empresas de resíduos, através da recolha porta-a-porta. O projeto recebeu um prémio de mil e quinhentos euros.

O e-Waste Open Innovation pretendia incentivar empreendedores a desenvolver soluções ligadas à reciclagem de REEE. Em Portugal mais de 30% da população ainda não tem o hábito de encaminhar e reciclar o seu lixo eletrónico.