Desplastificação

Lidl e Marinha Portuguesa estabelecem parceria para preservar os ecossistemas marinhos

Lidl e Marinha Portuguesa estabelecem parceria para preservar os ecossistemas marinhos

O Lidl e a Marinha Portuguesa estabeleceram uma parceria para implementarem ações de preservação do ambiente e dos oceanos, tais como a recolha de redes de pesca em alto mar.

As duas entidades vão também ajudar na requalificação do laboratório de análises da qualidade da água e plâncton do Aquário Vasco da Gama, de modo a melhorarem as capacidades existentes e aumentarem a eficiência e a eficácia dos serviços prestados à comunidade.

Esta parceria vai permitir desenvolver atividades de investigação da fauna e da flora aquáticas e analisar as águas do mar, de modo a adotar ações para proteger os oceanos e os ecossistemas.

O Aquário, com a produção de plâncton, estabelece a cadeia alimentar marinha completa, aumentando a longevidade de algumas espécies de invertebrados marinhos, sendo crucial na primeira fase de alimentação de algumas espécies reproduzidas no Aquário.

Elena Aldana, Diretora de Assuntos Públicos, Comunicação e ESG do Lidl Portugal, reconheceu, em comunicado,” (…) a urgência em proteger e salvar os oceanos, em respeitar a biodiversidade e em conservar os recursos”.

Nuno Leitão, Diretor do Aquário, afirmou que a parceria com o Lidl veio reforçar o foco da Marinha, no empenho e contribuição, de forma ativa, em preservar os ecossistemas marinhos e em conservar os seres que aí habitam.

O Lidl estabeleceu o protocolo com a Marinha, no âmbito da quinta edição do TransforMAR, iniciativa que decorreu, este ano, em 20 praias portuguesas, para sensibilizar a importância da reutilização, da reciclagem e da redução do desperdício de materiais plásticos e resíduos de metal, evitando que estes acabem no mar.

O projeto TransforMAR foi desenvolvido pelo Lidl, em 2018, para consciencializar a população a adotar comportamentos mais sustentáveis, em prol dos oceanos.